NOTÍCIAS

Natividade está com novas obras do Ministerio Publico.

Natividade

Localização: região sudeste
Área: 3.216 Km²
Distância a Palmas: 200 km
Aniversário do município: 1º de junho
População: 9.090 habitantes (2007-IBGE)
Prefeito: JOAQUIM RODRIGUES FERREIRA
Telefone da prefeitura: 63 - 3372-1800 / 1798 - Fax: 3372-1799
História: o município foi criado em 1º de junho de 1831 e tem sua origem ligada ao ciclo do ouro (século XVIII).
A origem de Natividade remonta ao ano de 1734, quando foi criado o Arraial de São Luiz, localizado no alto da serra, de onde se extraía grande quantidade de ouro. O município também foi sede provisória da Comarca do Norte de Goiás, no período de 1809 a 1815, e conviveu com o poder, recebendo o ouvidor-geral Joaquim Theotônio Segurado, desembargador nomeado pelo rei de Portugal, Dom João VI. No auge do período aurífero, o número de habitantes da cidade chegou a 40 mil (hoje, são cerca de 10 mil).
Percebendo o isolamento do Norte do Goiás, Theotônio Segurado transformou-se no primeiro mentor separatista a acalentar o sonho de criação do Tocantins. A casa de Thetônio Segurado pertence ao conjunto colonial de Natividade, tombado em 1987 (juntamente com outras 300 construções) pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Além da arquitetura, o tempo foi responsável por possibilitar a Natividade um rico calendário de festas religiosas e manifestações culturais. Há mais de dois séculos, tradições como a Romaria do Bonfim e a Festa do Divino Espírito Santo atraem milhares de pessoas a cada ano. Como arraial, Natividade ficou de 1734 a 1833, quando passou a condição de vila. Em dezembro de 1896 conquista a autonomia. Em 26 de agosto de 1933, torna-se cidade.
Atrativos: Ruínas da Igreja do Rosário dos Pretos, Igreja Matriz (onde está a imagem de Nossa Senhora da Natividade, Padroeira do Tocantins), Igreja São Benedito, minimuseu coronel Deocliciano Nunes da Silva, Museu Histórico Estadual, Casa da Cultura (casa que serviu como sede da Comarca do Norte e também do governador provisório do Norte), Ruínas da Cidade Velha, no alto da Serra da Natividade, Córrego Prainha, praias do Rio Manoel Alves, Centro Bom Jesus de Nazaré (Sítio Místico da Jacuba, de Dona Romana), Cachoeira Paraíso, Poções, Serra da Natividade.
Festas populares: Romaria do Bonfim, Nossa Senhora da Natividade, Festa do Divino (Folias do Divino e Festa do Imperador), São Benedito, Nossa Senhora da Conceição, Folia de Reis, Congada
Padroeira: Nossa Senhora da Natividade (8 de setembro)
Economia: agropecuária, mineração e turismo cultural.
                                                                                      fonte: portal.to.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário